O ZARMensemble é um premiado quarteto de cordas iniciado por Carlos “Zíngaro” (violino), David Magalhães Alves (violino), Ulrich Mitzlaff (violoncelo) e Alvaro Rosso (contrabaixo).
Partindo do fascínio compulsivo pelo som, pela ressonância avassaladora de grandes espaços acústicos, e pelas subtilezas do “falso vazio”, o quarteto explora as sonoridades extraordinárias características das cordas e das madeiras como um corpo sonoro colectivo de constantes vibrações, sentidas nos seus silêncios reflectidos. Um quarteto de cordas diferente, que sacraliza o profano, ou profana o sagrado.
O ZARMensemble realizou várias performances, inclusive na Galeria Monumental, Lisboa (2018); no festival MIA, Atouguia da Baleia (2019); no Faroeste EMCII, Caldas da Rainha (2021); no festival IndieLisboa na Culturgest – Caixa Geral de Depósitos, Lisboa (2022); no Ciclo de Polinização, Paredes de Coura (2022). O quarteto integrou ainda o projeto “Renova”, liderado pelo Músico Carlos Zíngaro e pela coreógrafa Paula Pinto, vencedor do “Renova Art Commissions” (RAC) em 2021 com curadoria de Martim Sousa Tavares.