Somda #4 Angariação de fundos para a residência artística BARIMBIKU com concerto Mista Sanches
17 Julho | 19h00 | Sala de Cinema
Barimbiku é um coletivo musical que promove intercâmbios culturais, através da celebração e preservação de instrumentos e ritmos tradicionais do continente africano. Cria um espaço para que artistas africanos/as se foquem na sua arte, troquem experiências e encontrem oportunidades, propondo uma viagem musical e cultural pela África e sua diáspora.
A Barimbiku, por exemplo, funde o som único da mbira e do berimbau com estilos contemporâneos, como o hip-hop e o reggae, num esforço para criar música que seja autêntica e acessível a pessoas de todo o mundo.
Após uma residência artística bem sucedida em Maputo (Moçambique), em 2024, a Barimbiku avança agora com uma segunda edição em Setembro de 2025, em Zanzibar (Tanzânia). Esta nova edição conta com a parceria da Dhow Countries Music Academy – uma ONG local conhecida como a “única escola de musica em Zanzibar” – que oferecerá à Barimbiku somente alguma da logística, já que a grande maioria das suas fontes de financiamento foram cortadas após o COVID-19.
Esta angariação de fundos pretende ajudar a custear as deslocações e alimentação para a Barimbiku e artistas locais, e conta com a actuação de Mista Sanches.
Mista Sanches é produtor musical, cantor e rapper que abraça o seu espírito multifacetado e cria músicas que tocam estilos e ritmos diversificados, desde reggae até músicas de capoeira, batuque de Cabo Verde, etc. Conta com vários projetos musicais publicados na internet, incluindo colaborações com artistas de diversas partes do mundo. Na Casa do Comum, apresenta-se à guitarra, berimbau e voz, acompanhado por Mano Skilo (guitarra elétrica), Tatiana Lima (baixo) e Pedro Rodrigues (bateria).
Este é o quarto evento da residência programática Somda, produzida pela Associação Sons na Casa do Comum, de encontros focados nos temas da escuta e do “direito à cidade”, sempre com ênfase no Ser auditivo e no impacto do som e da música na vida e no bem-estar urbano. O programa inclui performances, apresentações de projetos, encontros, workshops e debates com especialistas de diversas áreas.