De Tabató a Rupa-Rupa:
Demba Djabaté & Raúl Jardín
Do encontro entre a tradição griot da África Ocidental e as sonoridades ancestrais e experimentais da Amazónia, nasce um projeto onde passado e presente ressoam em diálogo livre e profundo.
Demba Djabaté, artesão e músico multi-instrumentista guineense, membro da banda Super Kamarimba e herdeiro da tradição oral mandinga, traz a força rítmica e melódica de instrumentos como o n’goni, balafon ou djembé, e a oralidade como gesto de continuidade e reinvenção da herança griot. Raúl Jardín, figura central da música experimental peruana, constrói paisagens sonoras que evocam o quotidiano e o imaginário, recorrendo à guitarra elétrica, gravações de campo, instrumentos eletrónicos e pré-hispânicos.
Juntos, propõem uma travessia musical onde o n’goni e a guitarra são usados de forma tradicional, mas também como portais para atmosferas inesperadas. Este encontro é um espetáculo sonoro onde a Casa do Comum se torna espaço de surpresa, escuta e partilha.
Como diz Demba: “Casa do Comum é a nossa casa, vamos fazer lá boas coisas, com este projeto tradicional à volta da Guiné e do Peru. A gente vai ficar surpresa.”
E completa Raúl: “Para além do n’goni e da guitarra, há uma criação de paisagens sonoras, através da exploração das tradições Griot e Amazónica.”

2025/07/31
—
21:00