The material dimension of Clouds/La dimensión material de las nubes
É uma obra que apresenta narrativas sobre ciências, tecnologias, extractivismo, crise ambiental, a relação com os (mal nomeados) “recursos naturais”, como ainda a relação entre corpos (humanas e não-humanas), os vivos e supostos não-vivos.
Com este livro esperamos abordar a dimensão material que habitamos, sabendo que isto nos gravita para memória a longo prazo, especulações diversas, e o abandono do que é ser humano como a nossa matriz analítica, entre outros resultados. Contemplando uma ideia volátil e aérea do que é chamado frequentemente de “a nuvem” que nos conecta com o chão, a terra, e também aquilo que está armazenado no fundo do mar: milhares e milhares de quilómetros de cabos que transportam informação entre aparelhos e servidores.
Estamos agora a enfrentar o legado colonial e extractivismo que não é apenas sobre as chamadas “matérias-primas” ou a internet, como ainda profundas camadas de corpos, energias, espiritualidades e conhecimento que nos sustenta. É com este contexto que acreditamos que o conceito o conceito de “alterações climáticas” obscura as implicações históricas, por isso preferimos ligarmo-nos com a longa memória da Terra e aquilo que a habita para responder ao momento actual, tecendo fragmentos para um tecido parcial e incompleto que, talvez, nos dê pistas como imaginar a materialidade a que pertencemos.