Sessão de cinema experimental:
Colectivo Los Ingrávidos – ALTARES (2019, 3’28)
ALTARES é um santuário audiovisual composto por pequenos templos que contêm imagens de antigas divindades.
Kidlat Tahimik – Banal Kahoy (2002, 44′)
Kidlat Tahimik dedica um olhar atento à cultura Ifugao, um ofício ligado à escultura em madeira particularmente desenvolvido por Lopez Nauyac, um entalhador e xamã com quem Tahimik mantém uma longa amizade e que aparece frequentemente nos seus filmes. O filme ilustra a filosofia do “retribuir” à natureza, e documenta o pinugo, um sistema único de cultivo sustentável da terra desenvolvido pela cultura Ifugao. Este filme é também um diário de viagem quando um grupo de entalhadores embarca até ao templo Takedera no Japão, onde uma árvore com 250 anos atingida por um raio é transformada em totem.
Maya Deren – The Witch’s Cradle (1944, 12’30)
The Witch’s Cradle é um filme inacabado de Maya Deren, realizado na Guggenheim Gallery durante uma exposição surrealista “Art of this Century”. O filme foi montado muito após a sua morte por funcionários do departamento de preservação do Anthology Film Archives, e é protagonizado por Pajorita Matta e Marcel Duchamp.
Maria Lassnig – Palmistry (1974, 11′)
Palmistry representa uma tensão entre a ciência e a superstição, examinando ao mesmo tempo o fosso entre a percepção que alguém tem do seu próprio corpo e do corpo dos outros.
Maria Lassnig – Baroque Statues (1970-1974, 15′)
Numa montagem associativa, estátuas de figuras santificadas são cruzadas com as imagens de mulheres reais. Gradualmente, os corpos reais libertam-se dos constrangimentos dos seus modelos de madeira através de uma libertação de convenções celebrada em múltiplas exposições e cores psicadélicas.
Mariana Caló e Francisco Queimadela – Sombra Luminosa (2018, 22’09”)
Sombra Luminosa cruza a potência mágica do cinema com a energia ancestral de vários objetos de natureza mística, onde através da manipulação de imagens e de sons de exposições, catálogos e conversas cria-se uma linguagem experimental e mediúnica, procurando estabelecer uma recombinação de tempos, contextos e origens.