Finissage ‘Tempo Sentido’: Oficina de Escrita Criativa e Microfone Aberto

A nostalgia é um “paradoxo temporal” (Ravasco 2024) que esbate as linhas entre o passado e o presente, entre a imaginação e a recordação. Pode ser catártica, alquímica, entorpecente, inspiradora ou dolorosa. Pode ser conscientemente provocada ou acidentalmente despoletada por uma visão, um som, um cheiro.
Para o encerramento da instalação Tempo Sentido, de Rita Ravasco, convidamo-lo a participar na nossa Oficina de Escrita Criativa e/ou na nossa Sessão de Microfone Aberto, e a partilhar o que o deixa nostálgico!
Traga um objeto ou fotografia, pessoal ou encontrado, e veja como e porque é que ele desencadeia em si uma saudade nostálgica.

Oficina de Escrita Criativa (Bilingue EN/PT)
15h-16h
Através de uma série de sugestões de escrita generativa ancoradas na fotografia ou objeto que decidir trazer, vamos explorar diferentes dimensões da nostalgia e a forma como esta interage com as emoções, a vida pública e privada. As propostas do workshop serão apresentadas em inglês e português. É livre de escrever em qualquer língua. Os participantes no workshop têm a opção de partilhar o resultado desta sessão de escrita criativa na sessão de microfone aberto que se segue.
Workshop orientado por: Emily Marie Passos Duffy (poeta, performer e investigadora baseada em Lisboa)
As vagas para o workshop são limitadas. Se estiver interessado, inscreva-se em: info.diffractions@gmail.com

Microfone Aberto (Bilingue EN/PT)
16:30h-18h
Na nossa sessão de microfone aberto, convidamos os participantes a partilhar connosco os seus pensamentos, histórias, poemas, etc., sobre um objeto nostálgico ou uma fotografia que escolham trazer (5 mins/participante). As fotografias podem ser trazidas em formato analógico ou digital. Podem falar em português ou inglês.