EIXU

 

O Trio é composto por João Pereira na bateria, Álvaro Rosso no contrabaixo e Yaw Tembe nos sopros. Eles se dedicam a explorar os interstícios do “agora” na encruzilhada entre o tempo e o espaço.

Empregando a escuta activa como uma ferramenta para aceder ao momento presente, brincam com as dinâmicas do silêncio e do som sobre o fluxo orgânico do ” aqui”.

Vistos sob a óptica dos princípios da inércia, são como “sedentários do tempo”.

 

Yaw Tembe

Natural da Suazilândia, há vários anos residente em Portugal, tem vindo a desenvolver um trabalho caracterizado pela exploração dos conceitos de transitoriedade e fragilidade num processo que tem cruzado várias áreas de criação – artes plásticas, vídeo, dança; música tem sido o maior pretexto para a experimentação em projectos como GUME, Zarabatana Sírius e Chão Maior.

 

João Lopes Pereira

Nascido em Lisboa, João é músico, compositor e performer presente numa miríade de estilos e contextos criativos. É membro fundador da editora, promotora e colectivo Robalo Music e programador do jazz às quintas no Café Dias.

 

Alvaro Rosso

Motivado pelo interesse na música popular e no jazz, começa os seus estudos de contrabaixo na Escuela Universitaria de Música de Montevideu, tomando contacto com a música clássica e a técnica de base do instrumento. Prossegue seus estudos em França, onde começa a interessar-se pela linguagem contemporânea, a experimentação sonora e a livre improvisação. Ao mesmo tempo, desenvolve e colabora em vários projetos, sobretudo na área da música contemporânea e da livre improvisação/composição instantânea.