Clube de Leitura do Comum

Queremos que o Clube de Leitura do Comum (CLC) seja um ponto de encontro participado. Acreditamos que pensar e falar sobre os livros nos torna melhores leitores. E ser um bom leitor ajuda-nos na vida. As sessões serão mensais, abertas a todos e abordarão apenas um livro. Venham e participem!

Sobre o livro deste mês:

Campânula de Vidro, Sylvia Plath

Sylvia Plath (1932-1963) foi uma poeta, contista e romancista norte-americana, conhecida pelos seus volumes de poesia Collosus (1960) e Ariel (1965), bem como pelo romance Campânula de Vidro (1963), publicado sob o pseudónimo de Victoria Lucas pouco antes da sua morte por suicídio.

Em outubro de 1962, na sequência da sua separação de Ted Hughes (também poeta), Sylvia muda-se com os seus dois filhos para um pequeno apartamento em Londres. Durante esse período de grande criatividade, Sylvia escreve a toda a velocidade, com pouquíssima revisão. São dessa época os seus poemas mais importantes, publicados postumamente em Ariel, bem como o romance Campânula de Vidro (Bell Jar).

Neste romance, escrito com grande delicadeza, usando uma linguagem direta, mas poética, e seguindo uma estrutura aparentemente simples, mas perfeitamente entrelaçada, não há um pingo de patranha intelectual: é tudo verdade. Sendo parcialmente autobiográfico, aborda temas como a saúde mental e o papel da mulher na sociedade.