‘Advento’, Gunnar Gunnarsson
Na próxima sessão do Clube de Leitura do Comum, a 21 de novembro, vamos falar sobre o ‘Advento’ de Gunnar Gunnarsson, com tradução de João Reis.
Gunnar Gunnarsson (1889-1975) é um dos mais estimados escritores islandeses, sendo um dos primeiros a ter sucesso internacional. Filho de camponeses pobres, desde cedo alimentou o sonho de se tornar escritor. Aos 18 anos saiu da Islândia para estudar na Dinamarca. Gunnar perseverou no seu sonho, conquanto todas as dificuldades económicas, e tornou-se um escritor reconhecido, escrevendo em dinamarquês. Em 1939 voltou para a Islândia e dedicou-se a traduzir a sua obra para islandês.
‘Advento’ (1937), baseado numa história verídica, é um daqueles icebergues que, sob um pequeno topo pristino, arrastam uma massa silenciosa e invisível. Diz-se que terá inspirado Hemingway a escrever ‘O velho e o mar’ e é certo que os dois livros projetam o mesmo tipo de sombra agigantada. A história é simples: no início do advento (quatro semanas antes do Natal) um homem (Benedikt), um cão e um carneiro sobem às montanhas geladas da Islândia para procurar ovelhas perdidas, arriscando a vida em tempestades que os cegam e gelam. Por que razão o fazem? Porquê esta dignidade empedernida, desinteressada, em que homens e animais se medem contra os elementos? É sobre isso que queremos conversar.
Juntem-se a nós!
Informações úteis:
* Não é necessária inscrição prévia.
* Não é obrigatória a leitura do livro para participar na sessão.
* Quando: Terceira quinta-feira do mês (21 de novembro), às 19h
* Onde: Livraria Ler Devagar, na Casa do Comum, Rua da Rosa 285 | Lisboa
* Dinamizado por Pedro Rondulha Gomes, com a preciosa colaboração de Carla Veiga e Isabel Minhós Martins
* Livro janeiro: Para acabar de vez com Eddy Belleguele, Édouard Louis (António Guerreiro)