Cine Tuiuiú – O Cinema do Pantanal, O Nosso Mundo acompanha, a exposição Água Pantanal Fogo, que reúne, sob a curadoria de Eder Chiodetto, fotografias dos importantes documentaristas brasileiros Lalo de Almeida e Luciano Candisani, e está patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa até ao dia 6 de julho.

Entre os meses de Abril e Julho, a mostra exibirá filmes produzidos e apoiados pelo Documenta Pantanal. Porque os desafios vividos neste território são desafios presentes em tantos outros contextos mundiais, convocamos também filmes produzidos noutros lugares e que intuem que defender o Pantanal é defender o nosso mundo globalmente ameaçado pelas emergências climáticas.

SAULE MARCEAU, Juliette Achard (França / 2017 / 35’)

Juliette Achard e o seu irmão Clément cresceram num subúrbio de Paris. Clément tornou-se criador de gado na região de Limousin. Nos arredores da quinta, os dois irmãos filmam as sequências de um western inspirado nos filmes que costumavam ver juntos. As dificuldades encontradas pelo jovem agricultor, as memórias de um sonho de infância e a história de toda uma região entrelaçam-se.

CÉU E ÁGUA, João Carlos Bertoli (Brasil / 2007 / 53’)

Numa das regiões mais belas e ricas em biodiversidade do planeta, mora um povo que de sua observação e sabedoria ao longo de séculos construiu um modo de vida simples e sintonizado com a natureza mutável da região pantaneira. Na seca ou na cheia, pescador ou vaqueiro, homens e mulheres, nos falam de seu dia a dia, seu trabalho e sua fé. Com muita sinceridade, belas imagens e um linguajar típico, conhecemos um pouco mais deste povo, que assim como muitas espécies animais, correm o risco de extinção perdendo assim um patrimônio cultural valiosíssimo para nós habitantes das grandes cidades, que já perdemos a sensibilidade da convivência harmoniosa com o meio que nos cerca.