Democracia? 

oficina de áudio-desaprendizagem imersiva

Facilitação, Paisagens Sonoras Adaptadas e Narrativa: Sérgio Xavier

Sessão em PT | M/16 | 90-120’

Da breve história do nosso séc. XXI acumulam-se dúvidas sobre o projeto democrático.
Pode a democracia proteger equitativamente a população mundial de uma pandemia? Pode a democracia promover a paz global e a desmilitarização? Pode a democracia ser justa e imparcial nas suas relações internacionais e movimentos migratórios? Pode a democracia prevenir o crescimento dos movimentos da extrema-direita? Pode a democracia solucionar a crise climática? Pode a democracia duvidar de si própria?

Aprendemos que a resposta a todas a estas dúvidas é “sim”. Mas as dúvidas persistem.

Conta-se a história de Alice – uma pessoa imaginada à medida de cada ouvinte – que problematiza a realidade global, observando a democracia dos nossos dias – e o seu processo histórico de formação – através de uma lente crítica.
Aprofundando a consciência da alienação enquanto condição humana  – e da necessidade de libertação da mesma para produzir e anunciar utopias – as pessoas participantes nesta sessão são colocadas em diálogo com as suas afiliações, os seus desconfortos, as suas dúvidas e o seu imaginário de alternativas para uma sociedade em multi-crise.

Áudio-desaprendizagem Imersiva

A Áudio Desaprendizagem Imersiva (ADI) é uma metodologia educativa desenvolvida por Sérgio Xavier baseada em investigação, que recorre a meios e técnicas performativas para estimular o pensamento radical.

A audiência é convidada a fechar os olhos e imergir numa paisagem sonora em que se narra ao vivo uma história cuidadosamente elaborada. As histórias performadas geram retratos problematizadores da realidade, que suscitam lentes críticas sobre temas específicos.

A ADI é particularmente adequada na problematização de questões estruturais complexas, comummente percecionadas como difíceis, desconfortáveis, controversas ou polarizantes, tornando-se ideal na abordagem de temas como o racismo, o eurocentrismo, o colonialismo, o feminismo, o patriarcado, a desigualdade, o populismo, ou a extrema-direita.

Sérgio Xavier

Sérgio Xavier nasceu a 26 de Outubro de 1980 e cresceu em Rio de Mouro. Licenciou-se em Arquitectura pelo Instituto Superior Técnico (2006). Co-fundou e dirigiu a associação juvenil Dínamo (Sintra). Foi membro da Bolsa de Formadores do Conselho Nacional de Juventude (2010-15) e integra presentemente a Bolsa de Formadores do Departamento de Juventude do Conselho da Europa. Foi responsável pela formação da delegação de Juventude no Fórum Mundial de Democracia (Estrasburgo, 2013). Foi formador na Formação Europeia de Formadores em Educação para os Direitos Humanos (Conselho da Europa, 2013-14). Foi assessor do Vereador dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa nas áreas de Direitos Humanos, Participação e Juventude (2013-17). Desenhou e coordenou o SOMOS – Programa Municipal de Educação para a Cidadania Democrática e Direitos Humanos (Lisboa). Integrou a Bolsa de Investigadores Europeus no domínio da Juventude (PEYR EC-CoE, 2021-2023). É Professor Assistente Convidado na Escola Superior de Educação de Santarém desde 2022, responsável pela disciplina de “Educação não Formal e Aprendizagem ao Longo da Vida”, na licenciatura de Educação Social. É doutorando no curso “Democracia no Séc. XXI”, com tese sobre Sociologia da Educação.

Informações importantes para quem nunca experienciou áudio-desaprendizagem imersiva:

  • O momento imersivo é experienciado de olhos fechados e requer silêncio total do grupo de participantes.
  • Recomenda-se bom descanso na noite anterior à sessão.
  • Recomenda-se o uso de roupa confortável.
  • Pelas características da sessão, não é possível integrar pessoas que cheguem com atraso.
  • Os dispositivos eletrónicos deverão ser desligados durante a experiência.
  • A experiência de áudio-desaprendizagem imersiva pode suscitar emoções intensas, pelo que se recomenda uma decisão de participação ponderada nos casos em que tal se entenda como um risco.

Nota: nesta sessão poderão ser recolhidas imagem e vídeo para fins de divulgação.

Entrada: 5 Euros

Para mais informações e reservas: https://radical-edu.com/index.php/pt/ferramentas/reservas