Things We do Not Say (2018; 51′)

Um diário vídeo de uma jovem atriz iraniana para o seu namorado exilado. As esperanças goradas das eleições presidenciais de 2009, que foram seguidas pelas maiores manifestações do país desde a revolução islâmica.

 

At Night, the Red Sky (2023; 39′)

Numa noite muito escura, na atmosfera fervilhante da revolta iraniana recente, uma mulher e um homem viajam no tempo e recordam. Desde Setembro de 2022, uma grande parte da população iraniana tem estado em revolta. Mulheres e homens estão a dizer “não”. Que significa esse “não”? O ressentimento totalitário condena-nos ao esquecimento, mas os protagonistas do filme tentam voltar atrás no tempo através das suas memórias e gravações e guiam-nos pelos labirintos de uma sociedade à procura da sua imagem. A memória-imagem é uma arma com a qual esperam resgatar uma revolta, uma libertação.

————–

Ali Razi

Aclamado dramaturgo e realizador de cinema autoral independente iraniano, cujos trabalhos foram mostrados em várias instituições internacionais. As suas performances teatrais percorreram vários festivais e teatros no Irão, em França, na Alemanha, em Itália, na Holanda, na Bélgica e outros países nos últimos 15 anos.

No seu trabalho com as imagens, Ali Razi examina os modos de representação da História na intersecção entre memórias pessoais e narrativas políticas, procurando reactivar histórias esquecidas.

Candidato ao “Peace Prize” no DOK Leipzig 2010 e galardoado pela Unesco pelas suas peças de teatro, Ali Razi persegue uma pesquisa permanente na hibridização entre documentário e ficção, enquanto tenta explorar diferentes camadas de realidade e fantasia através dos seus trabalhos.

O seu filme At Night, the Red Sky ganhou o prémio de Melhor Curta Metragem no Doclisboa 2023 e está pré-seleccionado aos Oscars 2025.

Twenty Days That Shook Tehran (2010), This We Do Not Say (2018) e At Night, the Red Sky (2023) foram seleccionados para vários festivais como Visions du Réel, Doclisboa, Jihlava, DOK Leipzig, Laceno d’Oro, Denver FF, IDFA, IDDF, Journées Cinématographiques, entre outros.