de Marco Neves.
Uma conferência sobre as ligações linguísticas entre o catalão e o português, mas também sobre os desencontros que, por vezes, impedem os portugueses de compreender ou mesmo de ver a cultura e a língua catalãs. Marco Neves irá contar histórias de portugueses a braços com a surpresa que é o catalão e ainda contar um pouco das ligações secretas entre as línguas da península.
colaboração do Casal Català de Lisboa e da Delegação da Generalitat de Catalunya em Portugal.
No dia 15 de novembro de 1995, a UNESCO adotou o dia 23 de abril como Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, uma celebração que nasceu na Catalunha em 1926. Por que nessa data?
Na sequência de uma lenda medieval segundo a qual São Jorge matou um dragão, de cujo sangue brotou uma roseira, desde o século XV, a 23 de abril, os catalães oferecem rosas. Em 1930, a celebração do Dia do Livro juntou-se à comemoração da efeméride do santo padroeiro, tornando assim o dia Sant Jordi (São Jorge) numa festa dos livros e das rosas. Este contributo catalão para a cultura universal consolidou-se até aos dias de hoje. O Dia do Livro e dos Direitos de Autor é uma festa da cultura literária no mundo inteiro.
No dia 26 de abril, os livros, as rosas e o amor encontram-se!