A 10.ª edição do FÓLIO alarga a presença a Lisboa, com uma programação imperdível que atravessa fronteiras, línguas e
corpos.
Em articulação com a Casa do Comum, o Instituto Cervantes de Lisboa e a Livraria Ler Devagar, o FÓLIO Mais traz à
capital conversas, lançamentos, música e pensamento crítico com autores e autoras de referência da literatura
contemporânea.

Pela primeira vez publicada em Portugal, Elvis Guerra, poeta muxe de Juchitán de Zaragoza (México), apresenta o seu livro Ramonera (edições Orfeu Negro), numa conversa com André Tecedeiro, poeta, artista plástico e dramaturgo português.
Com apoio da Embaixada do México em Portugal

Elvis Guerra é uma poeta muxe de Juchitán de Zaragoza, no México, e tradutora da língua zapoteca. Através da sua obra poética indígena e queer reflecte sobre a dissidência de género e a etnicidade, propondo uma crítica da exclusão e da violência exercida sobre os corpos que se reconhecem em identidades periféricas. É autora das obras Muxitán (2022), Ramonera (2019, Orfeu Negro 2025) e Xtiidxa’ ni ze’/Declaración de ausência (2018). Traduziu do zapoteco o livro Guidiladi Yaase’ / Piel Oscura, cuentos eróticos al zapoteco (2017). Em 2015 recebeu o Prémio CaSa Creación Literaria en Lengua Zapoteca e foi beneficiária do Fondo Nacional para las Culturas y las Artes, no âmbito do programa Jovens Criadores. Os seus poemas estão traduzidos para espanhol, inglês, ayöök e sueco. Em 2024, esteve em Óbidos a convite do FOLIO Mais.
ANDRÉ TECEDEIRO (1979) é poeta, artista plástico e dramaturgo português. É licenciado e mestre em Pintura (FBAUL) e em Psicologia (FPUL). Publicou oito livros de poesia em Portugal, Brasil, Colômbia e Espanha, entre os quais A Axila de Egon Schiele (Porto Editora, 2020), recomendado pelo Plano Nacional de Leitura.

Entradas livres | Parcerias com Edições Orfeu Negro, Antígona, Laika Edições, Embaixada do México em Portugal, Instituto
Cervantes de Lisboa, Associação Oceanos e Fundação Millennium BCP
Lisboa também é FÓLIO. Junte-se a esta celebração das palavras, da diversidade e do pensamento!